Aceitar

Alumínio VS Aço

Quando o alumínio é mais “forte” que o aço

Alumínio VS Aço
Provavelmente qualquer pessoa diria que o que acima é referido de o “alumínio ser mais forte que o aço” é uma impossibilidade e do ponto de vista da dureza efetivamente assim é. Graças ao nível de carbono (entre outros elementos) que é utilizado na produção do aço este é mais duro do que o alumínio.

Porém, quando nos referimos a uma “força” superior do alumínio em relação ao aço, obviamente que nos estamos a referir às vantagens que o mesmo tem face ao aço perante determinado tipo de tarefa, aplicação ou característica.

Assim, de seguida apresenta-se um quadro comparativo do alumínio com o aço:

Caso Prático: Alumínio vs Aço


Exemplos de moldes e respetivos processos de fabrico

Peso/peça

0.022kg 0.055kg

Peças produzidas até agora

700.00 peças 1.000 peças

Tipo de Plástico

PP PA6 + 30% GF

Temp. Injeção Plástico

225ºC 235ºC

Temp. do Molde

25 - 30ºC 80ºC

Pressão de Injeção

600 bar 800 bar

Material do Molde

Alumínio 7075 e Aço 37 Alumínio 7075 e Aço 37

Ganhos/benefícios em utilizar um molde composto por alumínio e aço em comparação com um molde de aço

Peso do molde

- 42% - 54%

Preço do Material

- 47% - 50%

Custos de maquinação do Molde

- 33% - 24%

Produção/min

+ 35% + 10%

Preço/peça

- 33% - 9%

Conforme é perceptível pelos dados no quadro comparativo, é muito mais fácil e económico trabalhar ou maquinar o alumínio. Para se ter uma melhor perspectiva da diferença entre um e outro, introduz-se de seguida um gráfico comparativo das duas ligas em análise.

Índice de remoção/ corte alumínio vs aço




Como é possível constatar, o tempo ou dificuldade em maquinar/ trabalhar o alumínio é muito menor quando comparado com o aço, tendo em conta a quantidade removida de material e ainda as velocidades a que operam as ferramentas durante esse processo.

Apesar das vantagens do alumínio face ao aço, a aplicação final é que deverá determinar qual o material a ser seleccionado.

Sempre que tiver dúvidas sobre qual o material a escolher contate-nos! Estamos à disposição para ajudar a escolher o melhor material/ solução para os seus projetos.